Marcadores

sexta-feira, 29 de junho de 2012

A tarefa mais dificil do ano...

Nem sempre o primeiro olhar para uma determinada tarefa consegue captar a profundidade e as dificuldades que teremos para conseguir cumprir tal missão. Inspirados no projeto apresentado pela professora vinda da Costa Rica achamos que seria interessante fazer algo semelhante em nosso final de semestre. A tarefa era expor três fotos de nossas vidas sendo uma de um momento muito especial, uma de um momento que ao gostaríamos de registrar e outra de algo que gostaríamos que tivéssemos (ou possamos) ter registrado, alem desta missão deveríamos nomeá-las...

(...)
Filtro dos Sonhos

realmente a tarefa pareceu fácil... (Serei obrigado a ser reticente...)

Bom, a primeira foto é, sem duvida, o dias mais significativo (e feliz) em minha vida, não pelo fato em si, pois era minha formatura, mas pelo modo como ocorreu. A foto escolhida mostra minha família, em sua inteireza, ou seja, unida, cúmplice, companheira, feliz e cheia de vida num momento de comemoração e confraternização.
O véio e eu mandando lenha...
Nessa data consegui trazer o primeiro diploma da Universidade Federal para minha família (toda ela, 15 tios, mais de 30 primos...) e também fui escolhido como de minha turma e pude levar minhas palavras a meu Pai e  minha Mãe que não enxergam... Fizemos uma festa muito legal, simples (galeto e salada no salão de festas da minha namorada), eu fiz os presentes (Filtros dos sonhos) e teve muita música, inclusive eu e meu pai tocamos juntos, que alegria, como criança no natal... talvez por isso tenha escolhido o título:"Natal em Setembro", vejo nele a explicação dos bom sentimentos, sensações vividas ali.



Natal em Setembro



 
A segunda Foto é o registro de meu presente, é a foto que não quero é a que incomoda muito...
 Desde o início do semestre andamos para cima e para baixo com meu Pai, que vinha apresentando “incomodações” com o pulmão, cansaço e outros sintomas... Infelizmente o diagnostico não foi nada bom e como fumante ele não conseguiu ser a exceção dos que fumam e vivem bem, ele descobriu que tem um tumor  e eu descobri como se sentir sem chão...

(...)

... acho que não era a intenção, mas a tarefa abriu a caixa de pandora...

(...)

De tudo posso dizer que tem sido um amargo aprendizado, mas estamos seguindo, um apoiado noutro... Aprendi como algumas vontades materiais são babacas como hiper-valorizamos coisas que não tem a menor importância...
Chamei minha foto de  "O Capoeira", pois lembrei de um antigo canto de capoeira que diz algo mais ou menos assim:
"...na vida se cai, Se leva rasteira, quem nunca caiu, não é capoeira..."
 acho que esses simples versos inspiram nossa capacidade de resiliência, nos mostrando que quedas fazem partes e reerguidas mais ainda!

...tenho a cantado muito em meus pensamentos...

inicialmente não queria por foto nenhuma, mas Posto uma foto da internet, como ilustração apenas...


 O Capoeira
http://msaraivacapoeira.blogspot.com.br/2010/11/o-que-aconteceu-no-encontro-pro.html

A terceira e ultima é a foto que eu quero registrar, essa é muito nítida em minha visão. A foto que mais gostaria de poder ter é a mesma foto da primeira situação, na minha próxima formatura (em um mestrado talvez...), ou na formatura da minha irmã ou qualquer outro momento que traga a sessão de "Natal" em qualquer data do ano... eu quero muitos "natais" felizes em setembro...


Tentei não ir tão fundo, mas é impossível não divagar diante da exigência da tarefa... a caixinha da pandora aberta mantém ainda a esperança bem guardada e com ela me despeço, desejo a todos Felizes Natais em suas vidas, guardem em sagradas caixas esses momentos pois eles valem mais que qualquer outra coisa...




 


2 comentários:

  1. Caro Igor: pois é, a tarefa foi desafiadora. Nós a construímos juntos, para marcar a idéia de que a comunicação é uma capacidade que se pode desenvolver; não é dom! E ela nos desafiou além do previsto. Mas nós a realizamos numa belíssima construção coletiva. A caixa de pandora se abriu? Os "males" do mito grego se foram? Pois é, sobrou a esperança de uma produção coletiva ainda mais forte, com mais intimidade e cumplicidade da turma e, por certo, também com mais capacidade de abrir as "caixas de pandora". Sem dúvida há um cumprimento pessoal à tua coragem, mas também o reconhecimento de uma história de vida que nos permite descobrir uma das origens da tua coragem, por certo. Talvez seja muito pouco ver a vida: a vida é para ser sentida! Penso nisso desde a quinta-feira. Obrigado pela aprendizagem! Abraço e conte com minha ajuda para superar essa pedra no caminho. Alcindo

    ResponderExcluir
  2. Faço minhas as palavras do Alcindo... Conta comigo também!
    Já disse que sou tua fã, né?! Gosto muito de ti e me emocionei muito com a tua fala, a tua escrita e com a tua história de vida! Não dá para não se emocionar e gostar ainda mais de ti... Quero passar esses Natais contigo, hein?! A caixa de Pandora abriu-se para todos naquela noite de quinta-feira...

    ResponderExcluir